Boneco de Daruma

O Boneco de Daruma (ou Daruma-san) representa Bodhidharma, um monge da Índia que fundou o Zen Budismo na China. Ele atingiu a “iluminação” budista após meditar por um período de nove anos. Dizem que ele permaneceu sem mover ou fechar os olhos. Durante o processo, o monge removeu suas pálpebras de modo que ele não dormisse durante a meditação, e seus membros atrofiaram pelo desuso nos nove anos de meditação. O nome Daruma foi dado pelos japoneses (vem da pronúncia de Dharma).

O Daruma-san geralmente é feito de madeira e é representado como uma figura arrendondada, com corpo vermelho, sem braços e sem pernas. Seus olhos não têm pupilas. As pessoas usam os bonecos para fazerem pedidos. São comumente usados pelos candidatos a cargos políticos, que pintam um dos olhos do Daruma-san no início da campanha política e o outro olho quando ganham as eleições.

Para fazer um desejo: ao segurar o Daruma-san, pinte o olho esquerdo do boneco enquanto você faz um pedido. Pinte o olho direito quando o desejo for realizado. Então leve-o a um templo ou santuário budista como uma oferenda. Tais templos costumam queimar os bonecos no Ano Novo.


Com este significado, as tatuagens de bonecos de Daruma vem a ser um símbolo de boa sorte para quem as tem na pele sendo algumas vezes feitos sem uma das pupilas para representar que o pedido feito ainda não foi realizado e tendo a pupila restante pintada após o alcance do objetivo desejado.



Comentários

Postagens mais visitadas